quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Maior prova de amor, é patrimonio da humanidade...

Oi gente quando eu era criança jogava, um joguinho chamado a pantera cor de rosa passagem para o perigo (quem conhce)

Então nesse jogo é reunido varias culturas e suas historias de uma forma muito divertida, e foi nesse jogo que conheci a historia do taj mahal.

Pesquisando um pouquinho:
(fonte Wikipédia ttp://pt.wikipedia.org/wiki/Taj_Mahal)
O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido1 dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em uma celebração em Lisboa no dia 7 de Julho de 2007.
A obra foi feita entre 1632 e 16532 com a força de cerca de 20 mil homens,3 trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.



O imperador Shah Jahan foi um prolífero mecenas, com recursos praticamente ilimitados. Sob a sua tutela construíram-se os palácios e jardins de Shalimar em Lahore, também em honra da sua esposa.
Mumtaz Mahal deu ao seu esposo 14 filhos, mas faleceu no último parto e o imperador, desolado, iniciou quase de seguida a construção do Taj como oferta póstuma. Todos os pormenores do edifício mostram a sua natureza romântica e o conjunto promove uma estética esplêndida. Aproveitando uma visita realizada em 1663, o explorador francês François Bernier realizou o seguinte retrato do Taj Mahal e dos motivos do imperador que levaram à sua edificação

um pouco da Forte e Jardins de Shalimar em Lahore


Historias de amor tem tudo a ver com nosso blog não é mesmo, com certeza qundo puder vou conhecer esta beleza...Um grande bjo!

Um comentário:

Deixe seu comentário ele será muito importante para quem esta escrevendo.